sábado, 19 de maio de 2018

PROSA POÉTICA






Existem vários tipos de escrita literária: a prosa e a poesia mostram dois campos bem diferenciados.
Entretanto, vale ressaltar que a essência de ambos os estilos podem unir-se através da prosa poética inclusa na estrutura da poesia, ou seja, não de verso. Alguns aspectos são próprios de um poema: os componentes líricos, a harmonia dos sons que compõem as palavras, a busca estética das descrições, entre outros.

A poesia além de um poema

A prosa poética pode estar vinculada a um microrrelato ou a um conto. Esse tipo de prosa tem maior liberdade em relação à estrutura gramatical do que à composição de um poema. Diferentemente de um poema, o microrrelato que inclui a prosa poética não pode ser analisado do ponto de vista da métrica e da rima, entretanto, quando é escrito tem musicalidade e ritmo.

O poeta pode sentir-se mais limitado ao expressar um sentimento através de um poema de poucas palavras do que a um texto de prosa poética. Uma atitude lírica e romântica que proporciona um estilo elegante e repleto de beleza ao texto. A estrutura da linguagem da prosa poética tem um protagonismo muito importante em relação ao uso de seus recursos estilísticos, proporcionando uma intensidade literária ao texto através da expressão dos seus sentimentos.

A busca pela beleza

Um dos objetivos do escritor de uma prosa poética é a busca pela beleza e o deleite estético dessa perfeição. Neste tipo de composição, pode valorizar-se mais à expressão dos sentimentos do que o fato de querer desenvolver um argumento específico.

O uso dos símbolos e das metáforas ajuda a recriar possíveis imagens de um caráter literário. É uma literatura muito expressiva que, em alguns casos, pode decompor-se em pequenos versos dentro do próprio texto.

Um dos pontos mais importantes da prosa poética é lembrar que a poesia pode ir além das formas tradicionais de um poema - possuidor de métrica e ritmo já estabelecidos - já que a beleza não tem limites. Os parágrafos compõem a estrutura da prosa poética.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagem em destaque

VALORIZA QUEM TEM

  AVIL   –   ACADEMIA VIRTUAL INTERNACIONAL DE LITERATURA Acadêmico Imortal: José Carlos de Arruda Cadeira: 01 Patrono: J. G. de Araúj...