quarta-feira, 6 de junho de 2018

ESTRUTURA DO POEMA





A estrutura externa de um poema se refere a seus aspectos formais. Numa análise formal, os poemas são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente.

A poesia, por oposição à prosa, é escrita em verso. Cada linha do poema é chamada de verso. Um conjunto de versos, separado de outro conjunto de versos por uma linha branca, é chamado de estrofe.

Versos e estrofes
Os poemas podem possuir desde um a vários versos, bem como desde uma a diversas estrofes. Embora haja poemas de estruturas fixas, a maioria dos poetas atuais opta pela liberdade na criação da estrutura do poema.

Classificação de estrofes quanto ao número de versos:

Estrofe com um verso: monóstico;
Estrofe com dois versos: dístico;
Estrofe com três versos: terceto;
Estrofe com quatro versos: quarteto ou quadra;
Estrofe com cinco versos: quintilha;
Estrofe com seis versos: sextilha;
Estrofe com sete versos: septilha;
Estrofe com oito versos: oitava;
Estrofe com nove versos: nona;
Estrofe com dez versos: décima;
Estrofe com mais de dez versos: estrofe irregular.
Exemplo de uma quadra:

“Todos estes que aí estão

Atravancando o meu caminho,

Eles passarão.

Eu passarinho!”

(Mário Quintana)



Exemplo de uma sextilha:

“Presa nos elos de uma só cadeia,

A multidão faminta cambaleia,

E chora e dança ali!

Um de raiva delira, outro enlouquece,

Outro, que martírios embrutece,

Cantando, geme e ri!”

(Castro Alves)



Poemas com estrutura fixa:

Soneto: Formado por duas quadras e dois tercetos.
Balada: Formada por três oitavas (ou décimas) e uma quadra (ou quintilha).
Sextina: Formada por seis sextilhas e um terceto.
Rondó: Formado por uma quintilha, um terceto e outra quintilha.
Rondel: Formado por duas quadras e uma quintilha.
Haicai: Formado por um terceto.
Exemplo de um soneto:

“Eu faço versos como os saltimbancos

Desconjuntam os ossos doloridos

A entrada é livre para os conhecidos...

Sentai, Amadas, nos primeiros bancos!



Vão começar as convulsões e arrancos

Sobre os velhos tapetes estendidos...

Olhai o coração que, entre gemidos,

Giro na ponta dos meus dedos brancos.



“Meu Deus! Mas tu não mudas o programa!”

- Protesta a clara voz das Bem-Amadas –

“Que tédio!” – o coro dos Amigos clama.



“Mas que vos dar de novo e de imprevisto?”

- Digo... e retorço as pobres mãos cansadas:

“Eu sei chorar... Eu sei sofrer... Só isto!”

(Mário Quintana)



Exemplo de um haicai:

“Tudo dito,

Nada feito,

Fito e deito.”

(Paulo Leminski)



Escansão e sílaba métrica
Escansão é a divisão de um verso em sílabas métricas. Estas se referem às sílabas existentes num determinado verso e diferem das sílabas gramaticais. O verso é considerado na sua totalidade, como se fosse apenas uma palavra. A contagem das sílabas existentes num verso é feita apenas até à sílaba tônica da última palavra do verso e, além disso, duas ou mais vogais no fim de uma palavra e no início de outra pertencerão à mesma sílaba.

Classificação de versos quanto ao número de sílabas:

verso com uma sílaba: monossílabo;
verso com duas sílabas: dissílabo;
verso com três sílabas: trissílabo;
verso com quatro sílabas: tetrassílabo;
verso com cinco sílabas: pentassílabo ou redondilha menor;
verso com seis sílabas: hexassílabo ou heroico quebrado;
verso com sete sílabas: heptassílabo ou redondilha maior;
verso com oito sílabas: octossílabo;
verso com nove sílabas: eneassílabo;
verso com dez sílabas: decassílabo
verso com onze sílabas: hendecassílabo;
verso com doze sílabas: dodecassílabo ou alexandrino;
verso com mais de doze sílabas: verso bárbaro;
verso livre: usado atualmente pelos poetas modernistas, não possuem número exato de sílabas.
Exemplo de heptassílabo ou redondilha maior:

“Da aurora da minha vida” (Casimiro de Abreu)

(Da au / ro / ra / da / mi / nha / vi da)



Exemplo de decassílabo:

“E, se mais mundo houvera, lá chegara.” (Luís de Camões)

(E / se / mais / mun / do hou / ve / ra / lá / che / ga ra)



Rima e esquema rimático
Na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. A classificação de rimaspoderá ser feita quanto à fonética, quanto ao valor, quanto à acentuação e quanto à posição no verso e na estrofe. O esquema rimático é obtido através da posição das rimas nos versos e nas estrofes.

Classificação de rimas:

Quanto à fonética: rima perfeita ou consoante, rima imperfeita, rima toante ou assonante e rima aliterante.
Quanto ao valor: rima pobre, rima rica e rima rara ou preciosa.
Quanto à acentuação: rima aguda ou masculina, rima grave ou feminina e rima esdrúxula.
Quanto à posição no verso: rima externa e rima interna ou coroada.
Quanto à posição na estrofe: rimas alternadas ou cruzadas, rimas emparelhadas ou paralelas, rimas interpoladas ou intercaladas, rimas encadeadas, rimas mistas ou misturadas e versos brancos ou soltos.
Exemplos:

“E conversamos toda a noite, enquanto

A Via Láctea, como um pálio aberto,

Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

Inda as procuro pelo céu deserto.”

(Olavo Bilac)



Esquema rimático: ABAB – rimas alternadas ou cruzadas.


Enquanto/pranto: rimas externas, graves, consoantes e ricas.

Aberto/deserto: rimas externas, graves, consoantes e pobres.

fonte: https://www.normaculta.com.br/estrutura-externa-de-um-poema/





Um comentário:

  1. Boa noite.Existe uma leitura literária mencionando que não se separa RR e SS de versos nas escansões. Mas podemos visualizar determinados versos escandidos com essa separação. Gostaria de ouvir sobre.

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Obrigado pelo comentário.

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