Resumo
Introdução: O estudo discute a aproximação teórica existente
entre as temáticas competência em informação e sua avaliação com a mediação da
informação.
Objetivo: Expor, por meio da analogia entre as temáticas
(competência em informação e sua avaliação e a mediação da informação), as
similaridades entre estes processos a fim de proporcionar melhor compreensão
para a aplicabilidade dos mesmos.
Metodologia: A pesquisa é de natureza qualitativa e tem
caráter bibliográfico.
Resultados: Como resultados, verificou-se que a competência
em informação é uma ação de interferência, assim como a mediação da informação,
pois ambas preocupam-se com a formação de um cidadão crítico e reflexivo frente
o mundo informacional. A avaliação da competência em informação é uma forma de
verificar se a apropriação da informação foi internalizada pelas pessoas.
Conclusões: O desenvolvimento da competência em informação e
sua avaliação sob a ótica da mediação da informação são ações de interferência
que propiciam a construção do conhecimento crítico e reflexivo nas pessoas para
a internalização de atitudes pró-ativas para o acesso e uso da informação de
forma inteligente na sociedade contemporânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.