sexta-feira, 26 de outubro de 2018

SETE PALAVRAS MAIS ESPECIAIS DA L.P.


.




A beleza das palavras estará apenas na cabeça de quem as lê? E quem define o que é uma palavra bela? Um poeta? Um músico? Um filósofo? Se a língua portuguesa é de todos nós, todos nós podemos escolher as suas mais belas palavras. Existirá uma lista de palavras bonitas por cada pessoa que decida elaborar essa lista, mas estas são as nossas escolhas. Estas são as palavras mais especiais da Língua Portuguesa


1. Saudade

Diz a lenda que o termo foi cunhado na época dos Descobrimentos portugueses e do Brasil colónia, quando esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações.


2. Esperança

É uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.


3. Liberdade

É a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição no comportamento dos humanos.


4. Encanto

Ação de encantar, de enfeitiçar por meio de supostas operações mágicas. Coisa maravilhosa, de sedução irresistível: a festa foi um encanto.


5. Epifania

É uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa”.


6. Alumbramento

Experiências que passamos e que parecem não ser “deste mundo”. Momentos singulares, impregnados de algo maravilhoso que, de repente, nos toca e encanta. Uma espécie de encantamento faz-nos sentir “estrangeiros” e, ao mesmo tempo, plenamente nós mesmos, totalmente protegidos em algo familiar. Nestes instantes, desembaraçados dos poderes quotidianos, experimentamos uma impressão de extraordinária liberdade.


7. Melancolia

É um estado emocional semelhante ao processo de luto, mas não há a perda que o caracteriza. A melancolia pode ocorrer sem haver uma causa definida.





quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PEDAGOGIA, VAMOS FALAR DISSO?






Mercado de trabalho

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são as áreas nas quais um pedagogo pode atuar.  Educação infantil, Ensino Fundamental I e Gestão Escolar são as áreas mais conhecidas e que englobam o ambiente escolar, porém o trabalho do pedagogo não precisa estar limitado somente a essa área. O papel do pedagogo modificou-se e ao mesmo tempo ampliou-se. Agora o profissional tem um leque de oportunidades de atuação em instituições, como: museus, ONGs (Organizações Não Governamentais), hospitais, circos, empresas, editoras, presídios e instituições correcionais, sindicatos, em emissoras de TV e rádio, com foco na difusão cultural, entre outros.

pedagogia-em-empresas-de-conteudo

O trabalho do pedagogo nas editoras e empresas de conteúdo inclui principalmente a geração de conteúdos específicos para as diferentes áreas de atuação da empresa. O pedagogo pode contribuir como autor e coautor de livros didáticos, de literatura e paradidáticos. Pode também realizar assessoria pedagógica com base numa determinada obra, pode elaborar encartes pedagógicos com orientações aos professores que adotarem determinada publicação. Também pode atuar como revisor temático fazendo a avaliação dos conteúdos das obras.  

pedagogia-empresarial

A presença do pedagogo em empresas tem crescido a cada dia. Suas principais responsabilidades envolvem a elaboração de materiais para treinamentos, reuniões e eventos, desenvolvimento de políticas e normas de conduta, entre outras, desempenhando um papel central na organização empresarial. Além disso, o pedagogo pode atuar em salas de alfabetização e capacitação de profissionais das empresas. Dessa forma, sua atuação engloba diversas áreas que vão desde Recursos Humanos e Treinamento até áreas administrativas de uma empresa.

Pedagogia Hospitalar

Atualmente, vários hospitais contam com o trabalho da pedagogia hospitalar e são diversas as atividades realizadas por um pedagogo nesse espaço. O pedagogo acompanhará a criança ou adolescente nos momentos de internação, reabilitação e recreação, podendo desempenhar o papel de interlocutor entre a educação formal e a necessidade temporária de acompanhamento escolar individualizado, garantindo a continuidade do ano letivo. Alguns hospitais disponibilizam brinquedotecas ou salas especiais nas quais os pacientes podem buscar de maneira lúdica, apoio pedagógico e emocional e é principalmente nesses espaços que o pedagogo pode desempenhar seu trabalho de maneira plena.

Estágio

Estagiar abre muitas oportunidades ao futuro pedagogo e na educação a distância, o estágio ocorre da mesma forma que na educação presencial – sempre noúltimo ano. O estudante deve realizá-lo sob a orientação de professores e tutores que o prepararão para a entrada definitiva no mercado de trabalho.

Tecnologia aplicada à educação

Uma exigência muito recorrente nos últimos anos é a utilização da tecnologia como recurso importante na da sala de aula.

Com games, lousas interativas  e tablets, as escolas estão cada vez mais equipadas  para receber estudantes que estão plenamente acostumados com ferramentas digitais.

No curso de Pedagogia a distância do EAD Laureate, o estudante tem acesso a ferramentas digitais desde seu primeiro contato com o curso e ao final estará apto a utilizar os mais diferentes recursos tecnológicos. Além disso, no último semestre o estudante terá uma disciplina denominada Tecnologia Educacional, que apresenta as ferramentas mais atuais para a área educacional.

A prática da profissão

Para a prática dos conceitos vistos nas aulas, nos polos de educação a  distância do EAD Laureate, o estudante tem acesso a uma brinquedoteca, considerada um laboratório prático de Pedagogia.

Os trabalhos na brinquedoteca são realizados desde o primeiro semestre para que o estudante tenha contato com as atividades práticas relacionadas à área.

Também são promovidas atividades de integração entre os estudantes como o Sarau EAD Laureate, que uniu estudantes, docentes e tutores em diferentes polos de diversas localidades do Brasil para apresentações de poesias, contos e músicas. Foram mais de 35 polos conectados simultaneamente, que puderam ver e ouvir as apresentações de 16 estudantes e mais de 15 docentes e tutores. Confira aqui, tudo o que rolou nesse evento.

E não termina por aqui, o EAD Laureate também promoveu um “Concurso de Contos”, com a participação de diversos estudantes de todo o país. Os vencedores tiveram seus contos transfomados “em animações narradas, pautadas por efeitos e trilhas sonoras” e você pode conferir esse resultado aqui

A biblioteca

Como apoio ao processo de aprendizagem, a biblioteca, disponibilizada aos estudantes diretamente no ambiente virtual de aprendizagem, oferece uma oportunidade muito importante na aquisição de conhecimento. Além de diversos conteúdos nacionais, o estudante tem acesso a livros, artigos e teses de diferentes lugares do mundo que vão contribuir com uma formação globalizada.

Dilemas da área

A relação Escola X Família exige do pedagogo muito discernimento e capacidade técnica. Saber lidar com conflitos reais e recorrentes no ambiente educacional é um grande diferencial desse profissional. Ao longo de todo o curso os estudantes de Pedagogia do EAD Laureate são preparados para desenvolver uma visão verdadeira da realidade escolar e aprendem como se posicionar diante desse desafio.

“Fazer diferente, ser mais aberto e atualizado” é mais um dos desafios da área diz a professora coordenadora do curso de Pedagogia Fernanda Mendes Arantes. A capacidade de entender o momento no qual o professor está vivendo e se adequar àquela realidade é um desafio, porém faz parte da alma da profissão.

Diferentemente do passado, o professor, hoje, por meio do uso de metodologias ativas, posiciona-se como um “facilitador de processos e constrói junto com o estudante o conhecimento” afima a professora Arley Regina.

Todas as mudanças que aconteceram na área da Pedagogia “acontecem devido à transformação da sociedade e do indivíduo” complementa o professor coordenador Leandro Aparecido Moura.



Postagem em destaque

VALORIZA QUEM TEM

  AVIL   –   ACADEMIA VIRTUAL INTERNACIONAL DE LITERATURA Acadêmico Imortal: José Carlos de Arruda Cadeira: 01 Patrono: J. G. de Araúj...