Versificação é o conjunto de métodos utilizados na arte de
compor versos, fazendo uso, para o efeito, de alguns elementos que concorrem
para a harmonização e beleza do gênero lírico, tais como: ritmo, metrificação,
rima, entre outros.
Versos e Estrofes
Cada linha de um poema corresponde a um verso, os quais são
classificados de acordo com as sílabas poéticas que apresentam.
Os versos são classificados da seguinte forma:
Monossílabo - verso com uma sílaba
Dissílabo - verso com duas sílabas
Trissílabo - verso com três sílabas
Tetrassílabo - verso com quatro sílabas
Pentassílabo - verso com cinco sílabas
Hexassílabo - verso com seis sílabas
Heptassílabo - verso com sete sílabas
Octossílabo - verso com oito sílabas
Eneassílabo - verso com nove sílabas
Decassílabo - verso com dez sílabas
Hendecassílabo - verso com onze sílabas
Dodecassílabo - verso com doze sílabas
Os versos que têm mais do que doze (12) sílabas poéticas são
chamados de Bárbaros.
O agrupamento de versos, por sua vez, compõe as estrofes. As
estrofes são classificadas mediante o número de versos.
Assim, quanto às estrofes, temos:
Monóstico - estrofe com um verso
Dístico - estrofe com dois versos
Terceto - estrofe com três versos
Quadra ou Quarteto - estrofe com quatro versos
Quintilha - estrofe com cinco versos
Sextilha - estrofe com seis versos
Septilha - estrofe com sete versos
Oitava - estrofe com oito versos
Nona - estrofe com nove versos
Décima - estrofe com dez versos
Os sonetos são poemas que obedecem uma forma fixa, são
compostos por quatorze versos (dois quartetos e dois tercetos).
Saiba mais sobre esses temas em: Estrofe e Soneto.
Ritmo
O ritmo do poema é propiciado mediante a sonoridade, numa
sucessão de sílabas tônicas e átonas - sílabas poéticas, as quais distinguem-se
das sílabas gramaticais. O ritmo traz à poesia a musicalidade e o
sentimentalismo.
Metrificação
Antes do modernismo, a métrica era fortemente defendida
pelos poetas, que buscavam nas suas composições a qualidade ou a perfeição
obtida através dos versos isométricos - aqueles que mantinham o número de
sílabas de forma regular.
A partir da Escola Moderna, passam a ser aceitos os versos
livres, o quais dispensam os critérios métricos.
Encadeament
O Encadeamento ou Enjambement é o nome que se dá à
necessidade de não fazer pausa em um verso, continuando a sua leitura com o
verso seguinte de forma a completar, assim, o seu sentido.
“E paramos de súbito na estrada
Da vida: longos anos, presa à minha
A tua mão, a vista deslumbrada
Tive da luz que teu olhar continha.”
(Retirado de Nel mezzo del cammin, de Olavo Bilac)
Rimas
A rima é mais um dos recursos utilizados para dar melodia ao
verso.
Há, todavia, versos que não apresentam rimas. São os
chamados versos brancos ou soltos.
“Não quero ser Deus, nem Pai nem Mãe de Deus,
Não quero nem lírios nem mundos
Sou pobre e superficial como a Rua do Catete.
Quero a pequena e amada agitação,
A inquieta esquina, aves e ovos, pensões,
Os bondes e tinturarias, os postes,
Os transeuntes, o ônibus Laranjeiras,
Único no mundo que tem a honra de pisar na Rua do Catete.”
(Rubem Braga)
Classificação das Rimas
As rimas são classificadas mediante disposição, extensão,
acentuação e vocabulário.
Disposição das Rimas
(ABAB) Cruzada ou Alternada
Rimas entre versos pares e, por outro lado, entre versos
ímpares. Assim, ocorrem entre o primeiro e o terceiro versos e, entre o segundo
e o quarto versos.
A "Tu és um beijo materno!
B Tu és um riso infantil,
A Sol entre as nuvesn de inverno,
B Rosa entre as flores de abril!"
(João de Deus)
(ABBA) Interpolada ou Oposta
Rimas que ocorrem entre o primeiro e o quarto versos e,
entre o segundo e o terceiro versos.
A "Amor é fogo que arde sem se ver;
B É ferida que dói, e não se sente;
B É um contentamento descontente;
A É dor que desatina sem doer."
(Luís de Camões)
(AABB) Emparelhada
Rimas que se sucedem duas a duas. Assim, ocorrem entre o
primeiro e o segundo versos e, entre o terceiro e o quarto versos.
A "Ele deixava atrás tanta recordação!
A E o pesar, a saudade até no próprio chão,
B Debaixo dos seus pés, parece que gemia,
B Levantava-se o sol, vinha rompendo o dia,
C E o bosque, a selva, o campo, a pradaria em flor
C Vestiam-se de luz, como um peito de amor."
(Alberto de Oliveira)
Internas
Rimas que ocorrem no interior dos versos.
"Como são cheirosas as primeira rosas!"
(Alphonsus de Guimaraens)
Extensão das Rimas
Consoante: rimas que ocorrem em palavras cuja similaridade
sonora é total. Exemplos: carinho - sozinho; celeste - veste.
Toante: rimas que ocorrem em palavras cuja similaridade
sonora é parcial. Exemplos: trouxe - doce; benfazejo - beijo.
Acentuação das Rimas
Esdrúxula: rimas que ocorrem entre palavras proparoxítonas.
Exemplos: aromática - dalmática; anêmona - trêmula.
Grave: rimas que ocorrem entre palavras paroxítonas.
Exemplos: flores - dores; pranto - canto.
Aguda: rimas que ocorrem entre palavras oxítonas ou
monossílabas. Exemplos: pomar - luar; tez - inglês
Vocabulário das Rimas
Pobre: rimas que ocorrem entre palavras da mesma classe
gramatical. Exemplos: amor - desamor (substantivos); cantar - amar (verbos).
Rica: rimas que ocorrem entre palavras com classes
gramaticais diferentes. Exemplos: irradia (verbo) - dia (substantivo); dúzia
(numeral) - Lúcia (substantivo)
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