quarta-feira, 18 de abril de 2018

TEXTO PERSUASIVO (CAPÍTULO 17)


 


Os textos persuasivos são aqueles que tem como objetivo principal convencer o leitor, ou seja induz o receptor a adotar certo comportamento.

Assim, a partir de um propósito bem definido, eles utilizam recursos persuasivos e um discurso argumentativo bem convincente. E sem nos dar conta disso, estamos todos os dias lendo textos persuasivos, seja a correspondência, os outdoors, as promoções de lojas, dentre outros.

Trata-se, portanto, de um tipo de modalidade textual muito utilizada pelos meios de comunicação, artigos científicos, textos publicitários, posto que seu principal intuito é fazer o leitor mudar seu comportamento.

De tal modo, um texto publicitário que tem o propósito de vender um produto ou um serviço, tem de estar preparado para atingir seu público-alvo.

Parece uma tarefa simples, no entanto, são utilizados diversos recursos estilísticos e linguísticos para que você seja o novo comprador.


Sendo assim, o que pode parecer uma mensagem simples como “confira nossas novas promoções na loja online” por detrás dela, existem diversos recursos que podem estar associados ao texto verbal (por exemplo, o verbo no imperativo que denota ordem) e não-verbal, (como o uso de cores e imagens chamativas).

O público-alvo é o maior foco desses produtores de texto e portanto, o texto tende a ser atrativo para o leitor. Assim, os emissores (escritores) possuem técnicas específicas para atingir o público, tendo um cuidado especial com os discursos, desde o uso de palavras, de imagens, a linguagem (formal e informal).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagem em destaque

VALORIZA QUEM TEM

  AVIL   –   ACADEMIA VIRTUAL INTERNACIONAL DE LITERATURA Acadêmico Imortal: José Carlos de Arruda Cadeira: 01 Patrono: J. G. de Araúj...