Os textos persuasivos são aqueles que tem como objetivo
principal convencer o leitor, ou seja induz o receptor a adotar certo
comportamento.
Assim, a partir de um propósito bem definido, eles utilizam
recursos persuasivos e um discurso argumentativo bem convincente. E sem nos dar
conta disso, estamos todos os dias lendo textos persuasivos, seja a correspondência,
os outdoors, as promoções de lojas, dentre outros.
Trata-se, portanto, de um tipo de modalidade textual muito
utilizada pelos meios de comunicação, artigos científicos, textos
publicitários, posto que seu principal intuito é fazer o leitor mudar seu
comportamento.
De tal modo, um texto publicitário que tem o propósito de
vender um produto ou um serviço, tem de estar preparado para atingir seu
público-alvo.
Parece uma tarefa simples, no entanto, são utilizados
diversos recursos estilísticos e linguísticos para que você seja o novo
comprador.
Sendo assim, o que pode parecer uma mensagem simples como
“confira nossas novas promoções na loja online” por detrás dela, existem
diversos recursos que podem estar associados ao texto verbal (por exemplo, o
verbo no imperativo que denota ordem) e não-verbal, (como o uso de cores e
imagens chamativas).
O público-alvo é o maior foco desses produtores de texto e
portanto, o texto tende a ser atrativo para o leitor. Assim, os emissores
(escritores) possuem técnicas específicas para atingir o público, tendo um
cuidado especial com os discursos, desde o uso de palavras, de imagens, a
linguagem (formal e informal).
para saber mais: https://www.todamateria.com.br/textos-persuasivos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.