domingo, 26 de novembro de 2017

MORFOLOGIA (PRONOME) CAPÍTULO 9

Parte inferior do formulário


Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome.
Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.
Pronome adjetivo é aquele que acompanha ou modifica um substantivo. Exemplo: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.
Os pronomes variam em gênero, número e pessoa.
Os pronomes possuem várias características: formam vários sistemas morfológicos fechados (eu, tu, ele/ela, etc; meu/minha, teu/tua, seu/sua, etc.); na sua maioria aceitam, como os nomes, morfemas de gênero e número; atuam por alusão a algo já mencionado ou implícito na mensagem ou no contexto linguístico ou extralinguístico, mantendo, mesmo quando isolados, uma base semântica genérica com capacidade de se referirem a outra realização léxica, etc.
Pronomes de tratamento
Os pronomes de tratamento indicam o tratamento formal ou informal: Você, Vossa Excelência, Vossa Majestade...
Saiba mais sobre os Pronomes de Tratamento.
Pronomes relativos
Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quem... Estabelecem uma relação entre aquilo a que se referem e a afirmação que vai ser feita a seu respeito.
Pronomes pessoais
Os pronomes pessoais representam as pessoas do discurso (primeira, segunda ou terceira): eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas.
Também são pronomes pessoais as formas que servem de complementos (me, mim, comigo, nos, conosco; te, ti, contigo, vos, convosco; o, a, lhe, se, si, consigo, os, as, lhes).
Os pronomes pessoais ainda são divididos em: pronomes pessoais retos(quando exercem a função de sujeito); e pronomes pessoais oblíquos (quando substituem o substantivo e complementam os verbos).
Pronomes demonstrativos
Pronomes demonstrativos indicam a posição de algo, situando no espaço e tempo: este, isso, aquilo... Estes pronomes estabelecem uma relação entre o que representa ou determina e os três âmbitos do discurso: este, essa, aquele, etc.
Pronomes possessivos
Pronomes possessivos exprimem a noção de posse de algo: meu, teu, sua, vosso... Indica aquele a quem pertence aquilo que é referido no discurso.
Pronomes indefinidos
Pronomes indefinidos indicam a quantidade do que representa de modo vago ou impreciso: ninguém, alguém, qualquer...
Pronomes interrogativos
Pronome interrogativos servem para formular uma interrogação. Normalmente se trata de um pronome relativo usado para interrogar: quem, que, qual...
Pronomes oblíquos
Os pronomes oblíquos atuam como complemento direto ou indireto: me, te, lhe, se, mim, ti...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagem em destaque

VALORIZA QUEM TEM

  AVIL   –   ACADEMIA VIRTUAL INTERNACIONAL DE LITERATURA Acadêmico Imortal: José Carlos de Arruda Cadeira: 01 Patrono: J. G. de Araúj...