quarta-feira, 14 de junho de 2017

SINAIS DE PONTUAÇÃO

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Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Embora não consigam reproduzir toda a riqueza melódica da linguagem oral, eles estruturam os textos e procuram estabelecer as pausas e as entonações da fala. Basicamente, têm como finalidade:
    1) Assinalar as pausas e as inflexões de voz (entoação) na leitura;

    2) Separar palavras, expressões e orações que devem ser destacadas;

    3) Esclarecer o sentido da frase, afastando qualquer ambiguidade.
Veja a seguir os sinais de pontuação mais comuns, responsáveis por dar à escrita maior clareza e simplicidade.

Vírgula ( , )

A vírgula indica uma pausa pequena, deixando a voz em suspenso à espera da continuação do período. Geralmente é usada:

- Nas datas, para separar o nome da localidade.
    Por Exemplo:
      São Paulo, 25 de agosto de 2005.
- Após os advérbios "sim" ou "não", usados como resposta, no início da frase.
    Por Exemplo:
      – Você gostou do vestido?
      – Sim, eu adorei!
      – Pretende usá-lo hoje?
      – Não, no final de semana.
- Após a saudação em correspondência (social e comercial).
    Exemplos:
      Com muito amor,
      Respeitosamente,
- Para separar termos de uma mesma função sintática.
    Por Exemplo:
      A casa tem três quartos, dois banheiros, três salas e um quintal.

    Obs.: a conjunção "e" substitui a vírgula entre o último e o penúltimo termo.
- Para destacar elementos intercalados, como:
    a) uma conjunção

      Por Exemplo:
        Estudamos bastante, logo, merecemos férias!

    b) um adjunto adverbial

      Por Exemplo:
        Estas crianças, com certezaserão aprovadas.

      Obs.: a rigor, não é necessário separar por vírgula o advérbio e a locução adverbial, principalmente quando de pequeno corpo, a não ser que a ênfase o exija.

    c) um vocativo

      Por Exemplo:
        Apressemo-nos, Lucas, pois não quero chegar atrasado.

    d) um aposto

    Por Exemplo:
      Juliana, a aluna destaque, passou no vestibular.

    e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes)

      Por Exemplo:
        O amor, isto éo mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.
- Para separar termos deslocados de sua posição normal na frase.
    Por Exemplo:
      O documento de identidade, você trouxe?
- Para separar elementos paralelos de um provérbio.
    Por Exemplo:
      Tal pai, tal filho.
- Para destacar os pleonasmos antecipados ao verbo.
    Por Exemplo:
      As flores, eu as recebi hoje.
- Para indicar a elipse de um termo.
    Por Exemplo:
      Daniel ficou alegre; eu, triste.
- Para isolar elementos repetidos.
    Exemplos:

      A casa, a casa está destruída.
      Estão todos cansados, cansados de dar dó!
- Para separar orações intercaladas.
    Por Exemplo:
      O importante, insistiam os paisera a segurança da escola.
- Para separar orações coordenadas assindéticas.
    Por Exemplo:
      O tempo não para no porto, não apita na curva, não espera ninguém.
- Para separar orações coordenadas adversativas, conclusivas, explicativas e algumas orações alternativas.
    Exemplos:

      Esforçou-se muito, porém não conseguiu o prêmio.
      Vá devagar, que o caminho é perigoso.
      Estuda muito, pois será recompensado.
      As pessoas ora dançavam, ora ouviam música.

ATENÇÃO

Embora a conjunção "e" seja aditiva, há três casos em que se usa a vírgula antes de sua ocorrência:
1) Quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes.
    Por Exemplo:
      O homem vendeu o carro, e a mulher protestou.

    Neste caso, "O homem" é sujeito de "vendeu", e "A mulher" é sujeito de "protestou". 
2) Quando a conjunção "e" vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto).
    Por Exemplo:
      E chora, e rie grita, pula de alegria.
3) Quando a conjunção "e" assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade, consequência, por exemplo)
    Por Exemplo:
      Coitada! Estudou muitoe ainda assim não foi aprovada.

- Para separar orações subordinadas substantivas e adverbiais (quando estiverem antes da oração principal).
    Por Exemplo:
      Quem inventou a fofoca, todos queriam descobrir.
      Quando voltei, lembrei que precisava estudar para a prova.
- Para isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas.
    Por Exemplo:
      A incrível professora, que ainda estava na faculdadedominava todo o conteúdo.

Ponto e vírgula ( ; )

O ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto. Quanto à melodia da frase, indica um tom ligeiramente descendente, mas capaz de assinalar que o período não terminou. Emprega-se nos seguintes casos:

- Para separar orações coordenadas não unidas por conjunção, que guardem relação entre si.
    Por Exemplo:
      O rio está poluído; os peixes estão mortos.

- Para separar orações coordenadas, quando pelo menos uma delas já possui elementos separados por vírgula.
    Por Exemplo:
      O resultado final foi o seguinte: dez professores votaram a favor do acordo; nove, contra.
- Para separar itens de uma enumeração.
    Por Exemplo:
      No parque de diversões, as crianças encontram:
      brinquedos;
      balões;
      pipoca.
- Para alongar a pausa de conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, etc.) , substituindo, assim, a vírgula.
    Por Exemplo:
      Gostaria de vê-lo hojetodavia, só o verei amanhã.
- Para separar orações coordenadas adversativas quando a conjunção aparecer no meio da oração.
    Por Exemplo:
      Esperava encontrar todos os produtos no supermercado; obtive, porém, apenas alguns.
Dois-pontos ( : )

O uso de dois-pontos marca uma sensível suspensão da voz numa frase não concluída. Emprega-se, geralmente:

- Para anunciar a fala de personagens nas histórias de ficção.
    Por Exemplo:
      "Ouvindo passos no corredor, abaixei a voz :
      – Podemos avisar sua tia, não?" (Graciliano Ramos)
- Para anunciar uma citação.
    Por Exemplo:
      Bem diz o ditado: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
      Lembrando um poema de Vinícius de Moraes"Tristeza não tem fim, Felicidade sim."
- Para anunciar uma enumeração.
    Por Exemplo:
      Os convidados da festa que já chegaram são: Júlia, Renata, Paulo e Marcos.
- Antes de orações apositivas.
    Por Exemplo:
      Só aceito com uma condiçãoirás ao cinema comigo.
- Para indicar um esclarecimento, resultado ou resumo do que se disse.
    Exemplos:
      Marcelo era assim mesmo: não tolerava ofensas.
      Resultadocorri muito, mas não alcancei o ladrão.
      Em resumo: montei um negócio e hoje estou rico.


    Obs.: os dois-pontos costumam ser usados na introdução de exemplos, notas ou observações. Veja:

      Parônimos são vocábulos diferentes na significação e parecidos na forma. 
      Exemplos:ratificar/retificar, censo/senso.

    Nota: a preposição "per", considerada arcaica, somente é usada na frase "de per si " (= cada um por sua vez, isoladamente).

    Observação: na linguagem coloquial pode-se aplicar o grau diminutivo a alguns advérbios: cedinho, melhorzinho.
- Na invocação das correspondências.
    Por Exemplo:
      Prezados Senhores:
      Convidamos todos para a reunião deste mês, que será realizada dia 30 de julho, no auditório da empresa.
      Atenciosamente, 
      A Direção
Ponto Final ( . )

O ponto final representa a pausa máxima da voz. A melodia da frase indica que o tom é descendente. Emprega-se, principalmente:

- Para fechar o período de frases declarativas e imperativas.
    Exemplos:
      Contei ao meu namorado o que eu estava sentindo
      Façam o favor de prestar atenção naquilo que irei falar.
- Nas abreviaturas.
    Exemplos:
      Sr. (Senhor)
      Cia. (Companhia)

Ponto de Interrogação ( ? )

O ponto de interrogação é usado ao final de qualquer interrogação direta, ainda que a pergunta não exija resposta. A entoação ocorre de forma ascendente.

Exemplos:
    Onde você comprou este computador?
    Quais seriam as causas de tantas discussões?
    Por que não me avisaram?
Obs.: não se usa ponto interrogativo nas perguntas indiretas.

Por Exemplo:
    Perguntei quem era aquela criança.
Note que:
1) O ponto de interrogação pode aparecer ao final de uma pergunta intercalada, entre parênteses.
    Por Exemplo:
      Trabalhar em equipe (quem o contesta?) é a melhor forma para atingir os resultados esperados.
2) O ponto de interrogação pode realizar combinação com o ponto admirativo.
    Por Exemplo:
      Eu?! Que ideia!

    Ponto de Exclamação ( ! )

    O ponto de exclamação é utilizado após as interjeições, frases exclamativas e imperativas. Pode exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica, etc. Possui entoação descendente.

    Exemplos:
      Como as mulheres são lindas!
      Pare, por favor!
      AhQue pena que ele não veio...
    Obs.: o ponto de exclamação substitui o uso da vírgula de um vocativo enfático.

    Por Exemplo:
      Ana! venha até aqui!
    Reticências ( ... )

    As reticências marcam uma suspensão da frase, devido, muitas vezes a elementos de natureza emocional. Empregam-se:

    - Para indicar continuidade de uma ação ou fato.
      Por Exemplo:
        O tempo passa...
    - Para indicar suspensão ou interrupção do pensamento.
      Por Exemplo:
        Vim até aqui achando que...
    - Para representar, na escrita, hesitações comuns na língua falada.
      Exemplos:
      "Vamos jantar amanhã?
      – Vamos...Não...Pois vamos."
      Não quero sobremesa...porque...porque não estou com vontade.
    - Para realçar uma palavra ou expressão.
      Por Exemplo:
        Não há motivo para tanto...mistério.
    - Para realizar citações incompletas.
      Por Exemplo:
        O professor pediu que considerássemos esta passagem do hino brasileiro:
        "Deitado eternamente em berço esplêndido..."
    - Para deixar o sentido da frase em aberto, permitindo uma interpretação pessoal do leitor.
      Por Exemplo:
        "Estou certo, disse ele, piscando o olho, que dentro de um ano a vocação eclesiástica do nosso Bentinho se manifesta clara e decisiva. Há de dar um padre de mão-cheia. Também, se não vier em um ano..." (Machado de Assis)
    Saiba que
    As reticências e o ponto de exclamação, sinais gráficos subjetivos de grande poder de sugestão e ricos em matizes melódicos, são ótimos auxiliares da linguagem afetiva e poética. Seu uso, porém, é antes arbitrário, pois depende do estado emotivo do escritor.

    Parênteses ( ( ) )

    Os parênteses têm a função de intercalar no texto qualquer indicação que, embora não pertença propriamente ao discurso, possa esclarecer o assunto. Empregam-se:

    - Para separar qualquer indicação de ordem explicativa, comentário ou reflexão.
      Por Exemplo:
        Zeugma é uma figura de linguagem que consiste na omissão de um termo (geralmente um verboque já apareceu anteriormente na frase.
    - Para incluir dados informativos sobre bibliografia (autor, ano de publicação, página)
      Por Exemplo:
        " O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra sob ferros" (Jean- Jacques Rousseau, Do Contrato Social e outros escritos. São Paulo, Cultrix, 1968.)
    - Para isolar orações intercaladas com verbos declarativos, em substituição à vírgula e aos travessões.
      Por Exemplo:
        Afirma-se (não se prova) que é muito comum o recebimento de propina para que os carros apreendidos sejam liberados sem o recolhimento das multas.
    - Para delimitar o período de vida de uma pessoa.
      Por Exemplo:
        Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987).
    - Para indicar possibilidades alternativas de leitura.
      Por Exemplo:
        Prezado(a) usuário(a).
    - Para indicar marcações cênicas numa peça de teatro.
      Por Exemplo:
        Abelardo I - Que fim levou o americano?
        João - Decerto caiu no copo de uísque!
        Abelardo I - Vou salvá-lo. Até já!
        (sai pela direita)
        (Oswald de Andrade)


      Obs.: num texto, havendo necessidade de utilizar alíneas, estas podem ser ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas, seguidas de parênteses (Note que neste caso as alíneas, exceto a última, terminam com ponto e vírgula).
      Por Exemplo:

        No Brasil existem mulheres:

        a) morenas;
        b) loiras;
        c) ruivas.
    Os Parênteses e a Pontuação

    Veja estas observações:

    1) As frases contidas dentro dos parênteses não costumam ser muito longas, mas devem manter pontuação própria, além da pontuação normal do texto.

    2) O sinal de pontuação pode ficar interno aos parênteses ou externo, conforme o caso. Fica interno quando há uma frase completa contida nos parênteses.

    Exemplos:
      É importante ter atenção ao uso dos parênteses. (Eles exigem um cuidado especial!)
      Vamos confiar (Por que não?) que cumpriremos a meta.
    Se o enunciado contido entre parênteses não for uma frase completa, o sinal de pontuação ficará externo.

    Por Exemplo:
      O rali começou em Lisboa (Portugal) e terminou em Dacar (Senegal).
    3) Antes do parêntese não se utilizam sinais de pontuação, exceto o ponto. Quando qualquer sinal de pontuação coincidir com o parêntese de abertura, deve-se optar por colocá-lo após o parêntese de fecho.

    Travessão ( – )

    O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado:
      - No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.

        Por Exemplo:
           O que é isso, mãe?
           É o seu presente de aniversário, minha filha.

      - Para separar expressões ou frases explicativas, intercaladas.

        Por Exemplo:
          "E logo me apresentou à mulher,  uma estimável senhora  e à filha." (Machado de Assis)

      - Para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto.

        Por Exemplo:
          "Junto do leito meus poetas dormem

           O Dante, a Bíblia, Shakespeare e Byro
          Na mesa confundidos." (Álvares de Azevedo)

      - Para substituir o uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos, em alguns casos.

        Por Exemplo:

          "Cruel, obscena, egoísta, imoral, indômita, eternamente selvagem, a arte é a superioridade humana  acima dos preceitos que se combatem, acima das religiões que passam, acima da ciência que se corrige; embriaga como a orgia e como o êxtase." (Raul Pompeia)
    Aspas ( " " )

    As aspas têm como função destacar uma parte do texto. São empregadas:
      - Antes e depois de citações ou transcrições textuais.

        Por Exemplo:
          Como disse Machado de Assis: "A melhor definição do amor não vale um beijo de moça namorada."

      - Para representar nomes de livros ou legendas.

        Por Exemplo:
          Camões escreveu "Os Lusíadasno século XVI.

        Obs.: para realçar títulos de livros, revistas, jornais, filmes, etc. também podemos grifar as palavras, conforme o exemplo:
          Ontem assisti ao filme Central do Brasil.

      - Para assinalar estrangeirismos, neologismos, gírias, expressões populares, ironia.

        Exemplos:
          O "lobby" para que se mantenha a autorização de importação de pneus usados no Brasil está cada vez mais descarado.(Veja)

          Com a chegada da polícia, os três suspeitos "se mandaram" rapidamente.
          Que "maravilha": Felipe tirou zero na prova!
      - Para realçar uma palavra ou expressão.

        Exemplos:
          Mariana reagiu impulsivamente e lhe deu um "não".
          Quem foi o "inteligente" que fez isso?


        Obs.: em trechos que já estiverem entre aspas, se necessário usá-las novamente, empregam-se aspas simples.

          Por Exemplo: "Tinha-me lembrado da definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada'. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar." (Machado de Assis)
    para saber mais:

    http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono30.php

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