Os festejos natalinos buscam reviver ou renascer nos corações das pessoas momentos vividos que emocionaram de alguma forma! Mas que significa a palavra NATAL? Qual sua origem? Que verdade ou verdades ela representa? Que sentido a palavra representa para cada pessoa? Essas e outras indagações é que vou tentar trazer do ponto de vista das emoções, omitindo o sentido comercial ou religioso atribuído pelos interesses da igreja e do capital entre outros. Sobre esses aspectos, há muita controvérsia.
FELIZES AMIZADES!
Então é natal e as pessoas, tocadas por uma emoção momentânea se entregam às mensagens e se envolvem em um mar de votos de felicidades e harmonia e PAZ! Fico a me perguntar sobre o que se passou durante a outra parte do ano vivido em sociedade. Quero saber que fim levou as ofensas, provocações, assédios morais, descontroles emocionais, irritações no trânsito e no trabalho, nos campos de futebol entre as torcidas, nas divergências políticas e de ideais. Quero entender o que foi feito com os crimes cometidos para alguns dos quais os Presidentes e Presidenta da República dão indultosde natal. Quero saber onde está o INSTINTO(assistam ao filme comAnthony Hopkins, Cuba Gooding Jr., Donald Sutherland, Maura Tierney)de humanidade consciente das pessoas que sabem se expressar estrategicamente para dizer palavras emocionadas de pedidos de perdão demonstrando humildade para receber um abraço, um afago, um gesto de olhar sincero ou outro de interesse pessoal. O que faz as pessoas pensarem que “então é natal” e só agora devem rever seus erros e falhas cometidas por todos os outros dias do ano esquecidos nesse período?
NATAL AFRO DESCENDENTE
TODOS OS ORIXÁS ESTÃO CONOSCO
http://www.youtube.com/watch?v=EuEW3Tgxrr8 INSTINTO (assistam ao filme comAnthony Hopkins, Cuba Gooding Jr., Donald Sutherland, Maura Tierney)
AXÉ PRA TODAS NÓS, CRIATURAS!
AXÉ PRA TODAS NÓS, CRIATURAS!
Ah! Então é natal. Hora de refletir sobre o renascer dentro de si e voltar o olhar para ver e enxergar o outro pela necessidade que tem e não pelos bens que tem. Hora de doação de bens materiais e emocionais porque esse é o momento. Passei o ano e nem me dei conta de que a cada momento eu deveria estar atento à reflexão, tomar consciência e ao tratamento imediato dos meus erros diante do outro. Mas agora é natal e eu preciso mostrar minha bondade, minha humildade, dar meu perdão, pedir meus perdões todos, mostrar que também mereço tudo e fazer votos de saúde, paz, dinheiro abundante. Claro! É natal! Esse é o momento. Mas por que não fiz isso o ano todo? Ah! É porque não é NATAL!
Gente! É hora de nascer de novo todos os dias!
HUMILDADE e RESPEITO!
Comungando com Paulo Jorge, agradeço aos amigos leitores, aos colaboradores do IBAHIA que cuidam de nosso BLOG DE LÍNGUA PORTUGUESA e aos amigos Paulo Jorge e Marta Mendonça por mais um ANO com essa parceria produtiva e saudável!
Feliz nascer de novo,
Adil Lyra
Sobre adillyra
Adil Lyra Professor de Gramática, de P.L.E.T. (Produção de Leitura e Escrita de Textos), Especialista em Novas Abordagens de Gramática e Texto, Consultor Educacional e Palestrante, Master e Trainner em PNL, gosta de soltar a voz nas estradas, nadar nas águas das palavras e cultivar os conhecimentos sobre a Língua Portuguesa. Ele brinca de dar aulas usando os termos engraçados que a linguagem proporciona.
para saber mais:
http://blogs.ibahia.com/a/blogs/portugues/2014/12/24/reflexao-sobre-o-natal-da-gramatica-partiu-emocoes-e-festejos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.